.

.

Apresentação:

Este blog é dedicado aos atuais e futuros idosos para que tenham uma vida mais feliz e menos complicada.
Minha mãe, Leda Rosin, escreveu textos e poemas com o objetivo de lançar um livro para ajudar o Asilo Padre Cacique de Porto Alegre, RS, mas não conseguiu patrocínio.
Criei este blog como homenagem para que seu trabalho não fique esquecido numa gaveta e para que ela se sinta feliz.
Este é um blog para todas as idades!



Esta turma respeita os idosos!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Descoberto gene que acelera o envelhecimento


O envelhecimento é um processo natural e, para ser vivido da melhor forma, demanda cuidados com a saúde e o bem-estar. Entretanto, existem pessoas que apresentam um envelhecimento mais acelerado, que pode ter causas no DNA. Foi o que descobriu um estudo realizado pela Universidade de Leicester e pelo Kings's College (Reino Unido). Os pesquisadores observaram o código genético de mais de dez mil pessoas e analisaram mais de 500 mil variações genéticas espalhadas pelo genoma.

A pesquisa identificou uma mutação que faz com que pessoas que possuem telômeros (partes do cromossomo que encolhem na medida em que envelhecemos) mais curtos desde o nascimento tenham um envelhecimento biológico de três a quatro anos maior. As mutações encontradas ficam próximas ao gene Terc, conhecido por ter um papel importante no comprimento dos telômeros.

A novidade, publicada na revista Nature Genetics, aponta também para dois tipos distintos de envelhecimento: o cronológico, ou seja, a quantidade de anos vividos, e o biológico, em que as células de um indivíduo são mais novas ou mais velhas do que sua idade cronológica.

Além disso, os pesquisadores mostraram que o gene Terc pode fazer a pessoa ficar mais propensa a desenvolver males mais intimamente ligados à idade biológica do que à cronológica, tais como câncer e problemas no coração. Os portadores do gene devem tomar ainda mais cuidado para não estarem expostos a hábitos inadequados, como a obesidade, o fumo e o sedentarismo. Ou seja, apesar da descoberta da mutação genética, os cuidados de cada um são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida.

"As medidas para ajudarem as pessoas a se manterem saudáveis e ativas são hoje emergenciais para o futuro da humanidade, uma vez que esse envelhecimento global intensifica a pressão social e econômica em todo o mundo", explica a nutricionista Daniela Jobst.

FONTE


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Clique na imagem e...